domingo, 22 de novembro de 2009

Estratégias e recursos de aula.


Professor inicie sua aula perguntando aos alunos o que eles conhecem sobre os artrópodes. Possivelmente nem todos se manifestarão, por não relacionar diretamente o Filo Arthropoda com os animais que eles conhecem do cotidiano. Então, vincule com os insetos, aracnídeos e crustáceos. Agora eles saberão do que se trata a aula.
De que maneira nos relacionamos com as espécies deste grupo? Existem algumas das quais nos alimentamos, como caranguejos, lagostas, camarões. Outras que podem causar doenças e algumas que podem até matar. Quais exemplos eles conhecem?
Os artrópodes fazem parte da cadeia alimentar de todo ecossistema (terrestre e aquático). Não existe uma região do planeta (os pólos talvez) que não tenha ao menos um representante dos artrópodes. Há algum prejuízo em se eliminar as espécies causadoras de doenças? Ainda aqui os alunos devem responder com base no seu conhecimento prévio. Peça que os alunos elenquem as doenças citadas e os animais causadores das mesmas. Mais a frente esta lista será complementada com base nas pesquisas e conhecimentos adquiridos.
Leve os alunos ao laboratório de informática. Com os recursos disponíveis na internet é possível conhecer mais sobre a diversidade e anatomia dos artrópodes sem retirar e matar animais da natureza. Apresente aos alunos a divisão básica do corpo dos insetos, uma das classes do filo Artrópoda.
Pergunte a seus alunos se esta divisão é a mesma para todos os representantes do grupo Arthropoda? Peça aos alunos para fazerem uma pesquisa rápida e descobrirem.

Apesar de pequenos e extremamente antigos (do ponto de vista geológico), os artrópodos tem estruturas bastante especializadas, o professor poderá apresentar algumas estruturas e correlacioná-las com a função que desempenham.
Pergunte aos alunos como as abelhas carregam o pólen. E mostre alguma imagem de uma abelha pegando o pólen. Que estruturas existem nas patas das abelhas que possibilitam o transporte? Será que esta é a única forma de transporte do pólen (algumas abelhas levam o pólen nos pelos entre a cabeça e o tórax). É o pólen que a abelha leva para a colméia para transformar em alimento? Então qual a importância deste transporte?


Dica para os textos:

O Professor poderá imprimir a sugestão apresentada. Trabalhar a leitura e diferentes graus de atenção com seus alunos em sala de aula, chamando atenção para determinados tópicos e como identificá-los no texto. Caso não seja possível imprimir cópias para os educandos, o Professor pode-se utilizar um projetor multimídia ou um retroprojetor.
Outro recurso a ser explorado pelo professor é a função que os artrópodos desempenham na natureza, e a animação Ciclo Natural pode ajudar nesta visualização.
Questione com os alunos sobre como fazer para evitar as infestações e problemas causados pelos insetos sem causar um desequilíbrio natural.
Instrua os alunos a pesquisarem sobre o tema, separe uma aula para este fim. Lembre-os de que a formatação dos dados e montagem da apresentação deverá ser de responsabilidade deles (se não der tempo de realizar na mesma aula, deverão fazer em horário do contra-turno, em equipe).
As pesquisas poderão ser apresentadas para a turma com o uso de projetor multimídia ou televisor multimídia. Lembre os alunos que além do conhecimento sobre o assunto é importante que a apresentação contenha dados interessantes como curiosidades e também imagens.
Após as apresentações e correções (se necessárias) instrua os alunos a levar suas apresentações p ara publicar em um blog aberto previamente pelo professor com a finalidade de divulgar a pesquisa dos alunos.

Prática social final do conteúdo
Agora os alunos têm maior conhecimento acerca do grupo dos Artrópodes. Peça que eles retomem a lista que fizeram no início e que a complementem. Uma boa estratégia de organização é utilizar os mapas conceituais.
Verifique o progresso dos conceitos adquiridos pelos seus alunos através desta produção. Uma dica é utilizar os mapas já no início da aula, e depois complementá-lo com cor diferente. As cores evidenciam o progresso dos alunos. Verifique também se há lacunas ou conceitos errôneos e aproveite para corrigi-los.
Uma possibilidade extra de atividade é a partir dos conhecimentos adquiridos, de visitação, material disponibilizado e palestras (se houverem) montar com os alunos um panfleto com orientações para evitar acidentes com estes invertebrados.
Convide os estudantes para listarem no quadro de giz as intenções e as ações que pretendem assumir em relação ao tema da aula, inclusive afixando no editar da escola o que cada estudante pode e deve fazer em relação ao tema estudado nesta aula.
Professores e alunos tenham uma ótima aula de artrópodes.

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